03/09/2017

7 motivos para Arcade Fire ser uma das minhas bandas favoritas

Resultado de imagem para arcade fire 2017
Um dos assuntos que eu mais gosto de falar aqui no blog é cultura, seja música, cinema ou televisão, e tava sentido falta de aparecer aqui com alguma indicação sobre o tema pra vocês. Recentemente, ando curtindo mais ouvir artistas que conheço pouco do que procurar novos grupos e cantores pra conhecer. Com isso, acabei desenvolvendo um amor muito grande por grupos que eu só conhecia uma ou duas músicas, e um deles foi o Arcade Fire.

A banda canadense já foi citada em um post antigo do blog onde eu indico álbuns que me inspiram, mas até aquele momento, eu só conhecia um dos álbuns da banda, o The Suburbs. O tempo foi passando, o nome deles foi aparecendo cada vez mais nos sites, perfis e indicações de banda que eu recebia, então lá fui eu pesquisar mais sobre o trabalho deles. Foi tiro certo: Arcade Fire acabou tomando o meu coração, e hoje posso dizer que eles são, sem sombra de dúvidas, uma das minhas bandas favoritas. Pensando em todo esse amor por eles, resolvi aparecer aqui para compartilhar 7 motivos que me fazem amar tanto Arcade Fire. Quem sabe a banda acaba virando também uma das suas favoritas!

1. A banda é enorme!



Depois de algumas formações desde a fundação da banda em 2003, o Arcade Fire, hoje em dia, conta com seis integrantes: o guitarrista Richard Reed Parry, o baterista Jeremy Gara, o baixista Tim Kingsbury, o multi-instrumentista Will Butler, a vocalista Régine Chassagne e o vocalista e instrumentista Win Bultler. A Régine e o Win são casados, e levam a banda como extensão deles mesmos - o que eu acho muito legal!

2. Eles são complexos nas letras e melodias

O tamanho da banda não está somente nos integrantes - está também na grande diversidade de instrumentos. Em faixas de seus cinco álbuns, é possível ouvir não somente a guitarra, o baixo e a bateria, mas também o piano, o violino, os instrumentos de sopro e o acordeão (o que leva a banda a ter membros "itinerantes"). Ah, e as letras deles conseguem tratar de assuntos bem densos, mas sem perder a vibe da banda. Deve ser por isso que artistas como David Bowie amavam o trabalho do Arcade Fire!

3. Os shows têm uma vibe incrível!


Enquanto escrevo esse post, estou ouvindo (mais) um show da banda, e me sinto imersa em um universo totalmente deles. A estrutura, os integrantes da banda, o jogo de luzes e a qualidade de cada um dos membros fazem com que o show seja uma experiência lifechanging, mesmo que você não esteja vendo ao vivo. Poucas bandas têm a capacidade de fazer com que o público se sinta como um só, e membro de algo maior.

4. Os videoclipes são obras de arte


A pegada conceitual do Arcade Fire se mostra, também, nos videoclipes que eles produzem. Eles usam os clipes como mais uma forma de expressar o tom artístico presente em todo o trabalho da banda, e como resultado, têm-se diversas produções que carregam histórias, críticas e ambientações dignas de serem vistas várias e várias vezes!

5. Eles estão na trilha sonora de Her, meu filme favorito

Her é um dos meus filmes favoritos por trazer um contexto aparentemente futurista que se liga, em diversos aspectos, com os dias - e os sentimentos - de hoje. Então imaginem a minha reação quando eu vi que a banda estava na trilha sonora! O diretor do filme, Spike Jonze, tinha inclusive trabalhado com a banda anteriormente, no clipe de The Suburbs. É possível dizer que eles fizeram um trabalho incrível, e com certeza o filme não teria toda a atmosfera que tem se não fosse pelo trabalho deles!

6. Eles acabaram de lançar um novo álbum - e ele está maravilhoso!





No dia 28 de Julho desse ano, a banda lançou o seu quinto álbum de estúdio, o Everything Now, e eu passei umas duas semanas só ouvindo as suas 13 faixas, de tão bom que esse trabalho ficou! O conceito do álbum está na corporação criada por eles (a "Everything Now"), que torna o trabalho da banda, que critica o mundo atual, algo que o próprio mundo criticado consome. As faixas falam sobre conforto, consumo, dinheiro, entre outras coisas. Vale a pena escutar!

7. Eles vão tocar aqui no Brasil!

Como eu disse lá em cima, eu vivo vendo fragmentos de seus shows no YouTube, e depois de ter visto por aí alguns dos momentos do show deles no Lollapalooza em 2014, eu percebi que queria muito ter uma experiência como aquela na minha vida. E esse momento apareceu! Eles irão tocar no dia 08 de Dezembro na Jeunesse Arena (Rio de Janeiro), e no dia 09 na Nova Arena Anhembi (São Paulo). Tô atrás de alguém pra ir comigo, porque não posso perder esse show de jeito nenhum!
Esses foram alguns dos motivos que me fazem amar tanto a banda! E aí: já conheciam o Arcade Fire? Se sim, qual é a sua música favorita deles? Se você não conhecia, conta aqui nos comentários o que você mais gostaram no trabalho da banda! Vou adorar saber!

Um comentário:

  1. Confesso que como você antes de pesquisar só conhecia algumas músicas rs Mas gostei de saber dos motivos e fiquei mais interessada em ouvir a banda :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir