28/03/2017

Diário do Roacutan #02 - Primeiro mês

Já faz pouco mais de um mês que eu liberei esse post aqui no blog, e desde então, tenho muita coisa pra contar. Pra quem não sabe, iniciei o meu tratamento com o Roacutan no mês passado, e cá estou eu neste momento para compartilhar sobre como foi o processo ao longo desse primeiro mês.
Esse remédio é estritamente controlado e muito forte, portanto, você só pode tomá-lo com indicação e acompanhamento médico. Se você acha que o Roacutan pode resolver a sua questão com a acne, consulte um especialista, e então ele - e somente ele - poderá te dizer qual é a melhor forma de tratamento para o seu caso. Esse post não é nenhum tipo de apologia ou incentivo ao uso desse medicamento, é apenas um compartilhamento (de forma leiga e bem pessoal) da minha experiência com o Roacutan.
Iniciei o tratamento no dia 12 de fevereiro, e confesso que já comecei meio receosa porque não sabia em quanto tempo os efeitos colaterais apareciam - e como eles iriam aparecer. Eu nem precisei esperar tanto; em três dias, comecei a sentir um dos efeitos colaterais mais comuns, que é a boca beeeeem seca. Desde então, tenho levado meu protetor labial pra todos os lugares em que vou.

Ao longo da primeira semana, também senti a pele mais seca e sensível, e aos poucos criei uma rotina para cuidar do rosto e do corpo, com o hidratante corporal, o creme facial e o protetor solar. Esse processo está sendo bem importante pra mim, porque dedicando esse tempinho todos os dias para me cuidar, acabo relaxando, trabalhando a autoestima e me motivando pra continuar com todo esse processo. :)

Dos efeitos mais chatinhos, tive bastante dor de cabeça ao longo das primeiras semanas, e logo no fim desse primeiro mês, fiquei com muita dor nas costas também, que permaneceu por uns 15 dias. Agora já estou bem melhor desses dois efeitos, mas a pele e a boca seca permanecem (haja protetor! hahah).

Agora, vamos às partes boas: minha pele já teve melhoras. Sério. Fiquei surpresa com a diferença quando comparei as minhas fotos desse mês e do post passado. Ela está mais lisa, mais macia (isso também se dá pela rotina de cuidados e tal), e as marquinhas também estão mais claras. Nasceram uma ou duas espinhas nesse mês, mas elas eram menos inflamadas e cicatrizaram de uma maneira bem mais tranquila. Aqui estão as fotos desse mês - novamente, sem nenhuma edição! Ah, e minhas costas também obtiveram essa mesma melhora!








É válido dizer que todo esse efeito de pele/lábio seco também se aplica ao cabelo. Eu, particularmente, estou feliz com isso, já que meu cabelo era muito oleoso e agora está bem mais tranquilo de cuidar, não tendo que lavá-lo praticamente todos os dias. 

Quanto aos exames, só tive um aumento no meu colesterol, mas a dermatologista disse que não era algo tão gritante a ponto de diminuir ou interromper o tratamento. Continuo com a dose de 40mg/dia, e com o mesmo tempo de tratamento estimado em 6 meses. Já faz quase duas semanas que eu fiz o retorno na médica, então espero que o colesterol tenha pelo menos abaixado um pouco, e que o próximo post venha com (mais) boas notícias!
Esse foi o Diário desse mês! Eu tô curtindo muito registrar toda essa experiência aqui no blog, espero que vocês também estejam! Esse post demorou mais do que eu imaginava pra ser postado, maaaaas já tô em processo de organização pra isso. Até o próximo post, e obrigada pelo apoio! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário