14/02/2017

Diário do Roacutan #01 - Por que comecei a tomar?

O post de hoje é bem pessoal. Já deixo aqui o meu alerta de textão, porque não está sendo fácil falar mais abertamente sobre esse ponto da minha vidinha, mas como o blog é, antes de mais nada, um grande espaço para o compartilhamento de experiências, nada mais justo do que escrever - e desabafar - sobre uma questão dessas, meio life changing. Senta que lá vem história.

Desde quando comecei a menstruar, com 12 anos de idade, a acne tem sido um problema. A minha pele já é sensível, mas com toda essa mudança que ocorre no corpo nessa fase, ela passou a ter muita oleosidade, e por consequência, os cravos e espinhas começaram a aparecer com certa frequência. O meu rosto, por incrível que pareça, era o menos "castigado" - meus ombros e costas lotaram de espinhas. Elas eram inflamadas, muitas vezes internas, e deixavam minha pele marcada quando estouravam. Os cravinhos eram fundos e também deixavam marcas quando eu tirava.

Depois de aproximadamente um ano nessa situação (com a pele na mesma e minha auto estima tendo altos e baixos), minha mãe resolveu me levar ao dermatologista. Ele me recomendou um sabonete, dois cremes para o rosto e um protetor solar de uso diário. Eles secavam as espinhas, mas a pele ainda inflamava, as marcas continuavam e a frequência era a mesma. Lembro-me de ter ido a mais um ou dois médicos, que me passaram também cremes, pomadas e sabonetes específicos (não lembro o nome de nenhum desses produtos, já que faz muito tempo que eu os usei), mas nada aparentava ter muito resultado. Vez ou outra, eu ainda testava alguns desses produtos de farmácia, como o Acnase ou os da marca Asepxia. Novamente, nenhum deles fazia algo além de secar as espinhas que eu já tinha.

Eu acabei tendo que aprender a lidar com a acne, mas confesso que em certas épocas, era realmente muito complicado não deixar que a auto estima fosse lá pra baixo. Aí, em julho do ano passado, eu comecei a tomar o anticoncepcional Selene, com o objetivo de amenizar minhas espinhas, por recomendação do meu ginecologista. Foi o que mais funcionou pra mim. Perdi grande parte da inflamação nas costas e no rosto, e a acne era bem menos grossa. Porém, mais uma vez, a melhora estagnou, e minha pele continuou com cravos e espinhas, com uma frequência variada.

Nesse ano, então, resolvi que era hora de resolver de vez essa questão e marquei consulta com outra dermatologista, logo na primeira semana de janeiro. Depois de contar todo esse processo pra ela, a possibilidade de tomar o Roacutan me foi apresentada.
Pra quem não conhece, o Roacutan é o nome comercial da isotretinoína, um remédio que age nas glândulas sebáceas para diminuir a produção de sebo, e na inibição de bactérias responsáveis pela inflamação da pele e pelo surgimento de espinhas. (Fonte)
A minha mãe e eu conhecíamos pouquíssimo do remédio, então todas as informações sobre ele nos foram dadas (desde a dosagem indicada para mim até os efeitos colaterais). Conversei com a minha mãe sobre o assunto, e como esse tratamento parecia ser o mais eficiente entre todos os que eu já havia feito, decidi começar. Fiz então os exames de sangue pedidos (o medicamento é muito forte e afeta o corpo de diversas maneiras), e como estava tudo normal, comecei a tomar o remédio. Além disso, comprei vários produtos de pele pra me ajudarem nesse processo (um dos efeitos colaterais é o ressecamento da pele e dos lábios, então comprei hidratante e protetor labial pro resto da vida hahaha).

Essas são algumas fotos do meu rosto hoje, dia 14, totalmente sem edição (também tenho acne nas costas, mas não me sinto confortável em expô-la, espero que entendam!):







Comecei a tomar o remédio no domingo, dia 12 de fevereiro, e estou bem positiva quanto aos seus resultados. A minha dose é de 40 mg/dia, com tempo de tratamento estimado em 6 meses, e espero postar mensalmente sobre o meu progresso com o Roacutan, contando tudo - desde as melhoras/pioras que senti até os efeitos do remédio no meu organismo.

Ah, e vale lembrar que esse remédio é estritamente controlado e muito forte, portanto, você só pode tomá-lo com indicação e acompanhamento médico. Se você acha que o Roacutan pode resolver a sua questão com a acne, consulte um especialista, e então ele - e somente ele - poderá te dizer qual é a melhor forma de tratamento para o seu caso. Esse post não é nenhum tipo de apologia ou incentivo ao uso desse medicamento, é apenas um compartilhamento (de forma leiga e bem pessoal) da minha experiência com o Roacutan.
E vocês? Alguém já fez o tratamento com o Roacutan e tem experiências pra compartilhar? Qualquer história é bem-vinda! <3 

3 comentários:

  1. Olá, td bom?
    Menina, eu morro de vontade de fazer tratamento com o famigerado roacutan, mas tenho medo dos efeitos colaterais (já q sou cheia das alergias :/) Talvez seja melhor eu procurar um remédio mais fraco, pois n sou lotada de espinhas, mas tenho sempre umas 3 ou 4 internas enoooormes T-T
    Boa sorte com seu tratamento ^^
    bjs

    Blog: Skull Minds | Twitter | Tumblr | Pinterest | WeHeartIt | Instagram
    Snap: maisaindia

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu li o textão todinho. <3 Sei bem como é ter a autoestima afetada pelas espinhas. Aparentemente, tu tá até com poucas (nas fotos do post), mas mesmo assim é um saco, né? Mesmo que seja só uma, sempre dá aquela sensação de que tá todo mundo olhando praquele ponto anômalo do teu rosto. Ainda mais pra quem é mais ˜good vibes˜ e ˜less make up is more˜ (tipo eu e, suponho, tu - tu parece ser um pouco assim), é péssimo se ver na necessidade de bases e corretivos. Enfim. Acho que acabei foi desabafando. Tenho usado anticoncepcional - Iumi - e tem dado muito certo. Também me ofereceram roacutan antes, mas tenho pavor dos efeitos colaterais (e da boca ressecada, que é um problema que já tenho!). Mesmo assim, sei que os efeitos são ótimos (minhas duas irmãs mais velhas já usaram) e que o sofrimento vai ser passageiro. U GO, GIRL!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Malu.
    Estarei torcendo para que o remédio faça efeito e você tenha um progresso positivo.
    Ficarei acompanhando.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores, dividindo um vale compras e dois livros.

    ResponderExcluir