31/07/2016

O ano passou da metade, e agora?



Pra mim, julho é um mês de extremos. Ele é a junção da alegria em estar de férias com a constante – e desesperadora – sensação de que eu não fiz nada nesse meio ano que passou. Eu tento me cobrar cada vez menos quanto a isso, mas é inevitável ter essa sensação de vez em quando. Dia desses, quando esse feeling apareceu, resolvi espairecer e acabei montando uma listinha de coisas que me ajudam a ver a metade do ano (a que passou e a que está por vir) de um jeito muito mais positivo. Acabei gostando tanto que decidi compartilhá-la com vocês aqui no blog! Espero que gostem!

1. Reveja – e se precisar, mude! – sua lista de metas
Peguei o hábito de fazer uma mega lista de coisinhas pra realizar, a cada ano, há uns três anos. Ela me ajuda a ver como eu quero encarar o ano que está começando e qual será o meu foco. Mas isso não significa que eu vou manter os mesmos objetivos por 365 dias. A metade do ano é um bom período pra rever as metas e concluir que você progrediu, além de aproveitar pra pensar sobre quais outros objetivos você quer alcançar, estando na lista ou não.

2. Trace suas prioridades – e crie um plano para alcançá-las
Procrastinação é uma droga. Imprevistos são complicados. Agora que metade do ano passou, você já consegue ver o que está funcionando ou não pra você. Vejamos: você está indo bem no colégio, mas a matéria de química ficou acumulada, por exemplo? Trace um plano pra dedicar os primeiros dias de aula para estudar a matéria, e com o horário das suas aulas, ter 30 minutinhos pra estudar todos os dias. Conhecer as cartas que estão na sua mão é a melhor maneira de bolar uma estratégia para jogá-las, e então, ganhar o jogo.


3. Faça uma pausa
Às vezes, tanta coisa acontece no nosso caminho que acabamos perdendo o foco e o fôlego para concentramos em nós mesmos. Isso não significa que você não consegue ser produtivo, ou que a vida não merece ser vivida; apenas quer dizer que você não é uma máquina ligada nos 220 volts. Um pouco de ar fresco, umas horas sem o celular, ou simplesmente um banho quente fazem bem quando se precisa colocar a cabeça em ordem, pra depois seguir em frente com força total!

4. Um dia a mais
Ser negativo não tá com nada. Além de fazer com que você só veja um lado da situação (infelizmente, o pior lado) e carregue uma energia mega pesada, toda essa negatividade te deixa estagnado e sem qualquer motivação. Uma mudança de mentalidade, às vezes, é o empurrão que precisamos pra ver o mundo de outra forma. Não encare o dia que passa como “um dia a menos”, uma oportunidade perdida de fazer tudo aquilo que você queria; passe a encarar o dia que nasce como “um dia a mais”, uma nova oportunidade de correr atrás do que você quer. Além de deixar a vista a mais clara, o coração fica mais leve!

5. Let’s do this!
Agora vem o momento de levantar do sofá e correr atrás dos planos. Essa é provavelmente a dica mais clichê de todas, mas é verdade: ninguém vai realizar os nossos planos pra gente, então não adianta esperar algum resultado se você não correr atrás. Por isso, depois de ver as metas, traçar os planos e respirar bem fundo, é hora de partir pra ação! Já adianto: vão ter momentos de preguiça, a vontade de desistir pode aparecer, mas com certeza, no fim do ano, tudo vai valer a pena!
Esse foi o post de hoje, galera! Espero que essas dicas possam ajudar vocês de alguma forma! Ah, e me contem: como está o ano de vocês? Já alcançaram alguma meta que traçaram no início do ano? Contem aí nos comentários!

13 comentários:

  1. Eu não tinha notado que o ano passou literalmente pela metade, mas eu tive problemas na matricula na faculdade esse semestre então não faz muita diferença se o ano passar rápido e chegar logo o outro para as coisas continuarem normal para mim (se bem que se eu vou ficar um semestre sem fazer nada, é melhor eu aproveitar bem não é mesmo?)
    Vamos juntas alcançar nossas metas e está aqui em janeiro de 2017 comentando sobre quão bom foi o ano anterior e o quanto esperamos do novo ano...
    Beijos e até mais :*
    http://thesecretshoot.site90.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É chato quando os nossos planos sofrem mudanças, mas é bom também ver que novas possibilidades surgem em diferentes caminhos, né? ;)

      Excluir
  2. Adorei as dicas e sim temos que correr atrás de nossos objetivos Beijo

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai eu tenho essas crises as vezes, meu problema agora é: Não aproveitei Julho pra fazer as coisas do meu TCC :( O que é bem chato, na real :( Mas, acho que essa última coisa é bem isso mesmo: Ninguém vai realizar por você.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. É o momento perfeito para refazer as metas, sem culpas, apenas mudando algumas coisas para melhorar e fazer acontecer. Algumas metas precisam que outras sejam realizadas primeiro, só que na animação de inicio do ano a gente esquece dos degraus que a gente precisa subir para chegar a onde quer né? A metade do ano é o belo momento em que a gente para pra pensar e fazer acontecer. É arriscar e ver no que vai dar. Enfim, adorei o post, Malu!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Malu.
    Reavaliar o que já passou é realmente essencial para planejarmos melhor o nosso resto do ano. Além disso, realmente precisamos, vez ou outra, dar uma pausa.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  6. Ai, que post maravilhoso! Eu sou dessas que passa do meio do ano e fica aliviada e desesperada ao mesmo tempo, sabe? Então essas dicas vão me ajudar muito, obrigada!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  7. Realmente o tempo passou muito rápido, ou fui eu que andei fazendo tudo que eu queria muito devagar. 2016 já ta terminando e eu ainda nem cumpri minhas metas de 2015 kk

    https://pollyannamonyque.blogspot.com.br/
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. É sempre bom rever as metas e planos que a gente faz. É incrível como o tempo passa rápido e a gente nem vê. Já se passou metade do ano. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Malu! Quanto tempo faz que não conversamos, né? O seu blog está cada dia mais lindo, assim como suas palavras. Pensei sobre a pressa do ano hoje mesmo em uma conversa com minha mãe. A gente costuma fazer metas no início e quando para pra ver, já não sabe mais o que quer, né? Quando eu comecei o ano, queria fazer jornalismo pra trabalhar com o blog e com o youtube, queria dedicar meu tempo a isso, e inclusive, fiz um vídeo pra falar sobre isso. Eu estava com problemas pra edição e acabei não postando esse vídeo, até que depois de muito tempo, quando eu o revi, percebi que eu já tinha deixado o blog pra estudar e pra me concentrar em passar em um curso completamente difícil, medicina. A questão é: a vida muda tão rápido que a gente nem vê e é tão difícil de se adaptar que as vezes deixamos passar coisas que devemos que fazer pra realizar o que agora nós queremos. Suas dicas me ajudaram muito, porque com a dificuldade do curso dos meus sonhos, eu estava pensando no "um dia a menos" e a procrastinação estava cada vez pior. Você me ajudou muito. Obrigada, Malu! Super beijo pra você.

    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dessa só lista só não consegui ainda foi dar uma pausa, preciso :(

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas! Eu acabei fazendo tudo que falou assim que deu o mês 7, essa minha mania de organização... ^_^

    ResponderExcluir