25/01/2016

Feliz Aniversário, São Paulo: meus lugares favoritos da cidade!

foto maravilhosa do tumblr Breves Instantes
Ah, São Paulo! Se eu tivesse que te descrever em uma palavra, seria: inacreditável. Cresci nessa cidade que não para nem por um segundo, mas foi só nos últimos tempos que eu pude parar para conhecer realmente o que São Paulo tem para me oferecer. E o encanto vem aumentando desde então!

Embora eu não tenha tanta idade assim, o que me impossibilita de conhecer e realmente aproveitar muitos aspectos de São Paulo, eu já mantenho uma lista de lugares pelos quais eu sou completamente apaixonada na cidade, e pensando em seus 462 anos, cá estou eu aproveitando pra compartilhar essa lista com vocês. Espero que gostem!

1. Pinacoteca do Estado



Pinacoteca do Estado é o museu de artes mais antigo de São Paulo, fundada em 1905! A instalação, que antes era o Liceu de Artes e Ofícios (meu colégio!), foi reformada e hoje em dia, reúne um grande acervo de artistas importantes do país. Eu amo esse lugar pela história que carrega, pelas obras expostas e por me fazer sentir imersa em um período histórico totalmente diferente do qual eu vivo!

2. Centro Cultural São Paulo



O Centro Cultural São Paulo virou um dos meus lugares favoritos graças à tranquilidade que sinto toda vez que vou lá para estudar, fazer algum trabalho ou simplesmente conversar. A instalação foi fundada em 1982, como uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, e reúne um conjunto de bibliotecas com acervo multidisciplinar, coleções da cidade de São Paulo e uma programação cultural sempre em renovação. Mas o que me ganha mesmo é o jardim presente no último andar do lugar, que entra em total contraste com as avenidas que o cercam. É maravilhoso!

3. Praça da República


Sou fascinada pela Praça da República desde a primeira vez que fui pra lá com os meus pais. Não sei se foi o fato de fazer parte do velho centro de São Paulo, ou a variedade de estabelecimentos e pessoas na região que mais me encantou, só sei que amo passar o dia por lá, seja na tradicional feira da Praça da República, ou na Galeria do Rock, lá perto. E isso me lembra que faz tempo que não vou pra lá! Quero mudar isso logo!

4. Avenida Paulista


E por último, mas não menos importante, minha amada Avenida Paulista. Ah! Como eu sou apaixonada por esse lugar! A avenida por si só já é um baita lugar pra simplesmente bater perna, mas os pontos e travessas, como o MASP, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional e a Rua Augusta complementam e explicam o meu sentimento por esse lugar. A avenida é meio que a junção de tudo que eu amo na cidade e o que ela representa pra mim.

Para encerrar esse post, eu queria deixar registrado: Parabéns, São Paulo! A terra da garoa, a cidade que nunca para, a selva de pedra. Sei que, em muitos momentos, viver aqui não é fácil. Sufocada entre prédios altos, passos apressados, e mundinhos exclusivos. Mas obrigada por me mostrar que é muito mais que isso: São Paulo é cultura, é abraço no fim da tarde chuvosa, é fim de semana com amigos. É sol, chuva, ventania. É recepção com amor, é liberdade pra ser o que quer. É sentir-se parte de algo maior, é poder vivenciar momentos únicos com pessoas mais únicas ainda. Obrigada por tudo, São Paulo! E feliz aniversário!
Espero que tenham gostado do post! Aproveita pra compartilhar: qual é o seu lugar favorito de São Paulo? Se nunca veio pra cá, qual parte da cidade você mais gostaria de conhecer? Deixa aí nos comentários! Ah, e acho legal deixar registrado que as fotos do post não são minhas :)

Um comentário:

  1. Já sei os lugares que vou visitar quando for a sampa :)

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir