23/07/2014

Obsessão Infinita - Yayoi Kusama

E mais um mês do ano está se passando. Julho foi um mês realmente proveitoso. Como viajar estava fora de cogitação, e com alguns planos sendo riscados da minha lista, meu mês de férias acabou se resumindo em dormir, mexer no notebook e Netflix. Mas como ninguém é de ferro e minha vontade meio alucinada de bater perna por São Paulo apareceu depois de ser soterrada pelos estudos e falta de tempo, resolvi ir em alguns lugares da cidade que me chamavam atenção. E um deles foi a famosa exposição "Obsessão Infinita" da artista Yayoi Kusama.

Ela, que sofre de alucinações, esquizofrenia e transtorno obsessivo compulsivo desde a infância, decidiu deixar transparecer em sua arte tudo que enxerga e sente com seus problemas e alucinações, o que explica a presença de bolinhas e espelhos em suas obras. Nos anos 1950, ela começou a trabalhar em sua célebre série, "Rede infinita". A exposição "Obsessão Infinita" reúne mais de 100 obras da artista entre os anos de 1949 e 2012, incluindo pinturas, trabalhos em papel, esculturas, vídeos, apresentações em slides e instalações.

A exposição vinha me chamando bastante atenção depois que vi diversas blogueiras postando fotos em um cômodo escuro, com diversas lâmpadas pequenas e coloridas. Como minha curiosidade falou mais alto, resolvi ir visitar a mostra, e confesso que gostei muito do trabalho dela.

Eu fui na última terça-feira, dia 22, para o Instituto Tomie Ohtake, lugar onde o trabalho da Yayoi Kusama está exposto. Desci na estação Faria Lima do metrô e andei até a Rua Coropés, localização do lugar. Eu cheguei lá 12h, portanto, o Instituto já tinha aberto. Fiquei 2h na fila pra entrar, e depois, mais fila pra visitar as diversas áreas da exposição.



No andar de baixo, tinha a sala que eu não fui por conta da fila imensa, mas nela, você ganhava uma cartela de adesivos de bolinhas coloridas pra colar em qualquer lugar na sala. E em outro ponto do andar, havia uma instalação com diversas bolas rosas com bolinhas pretas por todas elas, e uma tela onde passa um vídeo da artista.






No andar de cima, estavam expostos slides com fotos da artista, quadros e suas primeiras obras da série "Obsessão Infinita", chamadas de "Acumulações": objetos de uso diário cobertos com falos de pelúcia ou massa seca. Em uma dessas áreas, tinha a famosa "Sala de Espelhos Infinitos - Campo de Falos": uma instalação onde você entra e fica rodeada de espelhos, e o chão está coberto de falos de pelúcia com a famosa estampa de bolinhas usada por Yayoi Kusama.






E por fim, tinha a tão esperada instalação "Sala de Espelhos Infinitos - Cheia de Brilho da Vida". Para chegar até lá, você de início entrava e via uma sala de estar toda mobiliada, mas a diferença era que o lugar era iluminado por luz negra e várias bolinhas coloridas compunham o lugar.



Então você seguia por um corredor onde via vários quadros da Yayoi expostos.







E então, a tão incrível sala de espelhos. Era uma instalação pequena, escura, com um corredor no meio e dos lados, o espaço era ocupado por água. A sala era rodeada de espelhos e, na frente deles, diversas lâmpadas pequenas estavam penduradas e mudavam de cor. Você tinha a sensação de estar imersa no meio das luzes e de nunca mais querer sair de lá.

Pra quem quiser, a exposição estará em São Paulo até dia 27 apenas, no Instituto Tomie Ohtake, localizado na Av. Faria Lima, nº 221, e acesso pela Rua Coropés. Fica aberto das 11h até às 18h por conta do grande volume de pessoas que querem ver as obras. Recomendo chegar antes da abertura do Instituto e se preparar pra enfrentar fila em todos os lugares. Mas tenha certeza: vai valer bastante a pena!
O post ficou grandinho, pra variar, mas consegui falar tudo o que eu queria aqui! E vocês, já foram na exposição? Se sim, o que acharam? Se não, ficaram com vontade? Comente!
Beijos,
Malu

21 comentários:

  1. Linda as fotos , quero ir !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim, vale muito a pena! Você fica boquiaberto com o trabalho da artista ;)

      Excluir
  2. Que exposição legal. Adorei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  3. Que exposição interessante, adorei!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Malu!

    Já vi em tantos lugares nesse maravilhoso mundo que é a internet algo relacionado a essa exposição que chega a ser deprimente. Deve ser a coisa mais linda desse mundo! Sinto MUITA vontade de conhecer, mas como moro em Santa Catarina fica inviável :(

    Simplesmente encantador.

    Grande beijo!,
    Emily

    ResponderExcluir
  5. Eu tentei ir hj mas a fila estava imeeeensaa, ai desisti kkk
    Acabei indo para a do Osgemeos que ta tendo lá na Barra Funda, recomendo ir, mto boa mesmo!
    bjoos

    Ah, ta rolando um sorteio lá no blog, se vc quiser participar: http://milkandchoc.blogspot.com.br/2014/07/sorteio-livro-o-lado-bom-da-vida.html?m=1

    ResponderExcluir
  6. Adorei os efeitos visuais do trabalho, ficou linda! preciso conhecer, rs

    bjins

    www.blogandocomageisme.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiii tudo bem???
    Ameiiii
    Passei para conhecer o blog e já amei.... Estou seguindo aqui venha conhecer o meu e se gostar segue também. ..
    Obrigada e beijinhos. ..
    Http://dieinydicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa parece ser muito legal,adorei as fotos pena que não dá pra mim ir :C

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Queria muito ir quando tava aqui no Rio mas quando fiquei sabendo já tava acabando daí não deu ): É tudo lindo, louco e mágico ao mesmo tempo, só de olhar fotos já fico doida e ~boladíssima~ por ter perdido a oportunidade.

    Beijos! quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu quero muito ir, mas vai acabar e eu não vou conseguir :(

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  11. Adoreei as fotos! Quero ir ://
    e você saiu no meu Follow Friday de hoje >> http://apequenaka.blogspot.com.br/2014/07/follow-friday-17.html
    Beeijos e espero que goste!

    ResponderExcluir
  12. Que exposição linda. Amei a sala cheia de luzes. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  13. luzes *-----------* nunca tinha ouvido falar nesse lugar ahusau
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, ótimas fotos, to com vontade de ir!!

    Beijos e fique com Deus, Quero Sonhar. [tem post novo e sorteio ♥]

    ResponderExcluir
  15. A curiosidade pra ver a última sala quase me matou aqui! Uma pena morar longe ;(

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que maravilhooooso *-* As fotos estão maravilhosas, fiquei com vontade de visitar!
    Amei o blog, já estou seguindo e dei um like na fan page :) Beijos, http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A exposição dela é incrível teve muitos amigos meus que fora e adoraram aqui no RJ, mas eu não tive tempo de ir infelizmente :/
    Agora está em São Paulo, pena que não moro ai :(
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  18. Essa exposição passou pelo Rio e ficou bastante tempo aqui, acredita que não fui? Sempre deixava para depois, e depois, e depois... quando eu fui já tive ido para Sampa. Uma pena... tomara que volte para cá algum dia.

    Beijos, Isa do www.isabelaseixas.com

    ResponderExcluir
  19. Conheço umas pessoas que foram e eu achei simplesmente incrível !
    Super Beijos, da uma olhadinha no blog : www.tipocelebridade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Malu,
    para começar eu amei o seu layout <3
    Infelizmente vi seu post tarde demais, eu reparei que tinha visto nas redes sociais algumas pessoas num quarto escuro cheio de luzes, mas não fui pesquisar do que se tratava, vi seu post e fiquei triste porque adoraria conhecer a exposição da Yayaoi Kusama, será que terá em outros lugares por aqui em São Paulo? Amei suas fotos e seu post tá bem detalhado, seu jeito de escrever é muito legal <3
    Beijos.
    www.amesmaessencia.com

    ResponderExcluir