06/07/2014

Na Estante - Resenha: Extraordinário


Gente, primeiramente, eu queria agradecer aos comentários do último post! Vocês são os melhores, me motivam a continuar a escrever textos naquele gênero - e tirá-los do rascunho! Muito obrigada, fiquei muitíssimo feliz com os elogios!
Adivinha quem vai começar a falar mais sobre livros nesse bloguitcho maravilhoso? Finalmente tomei coragem, larguei a preguiça e vim escrever um post sobre um dos meus assuntos favoritos no mundo todo: livros. Parece que quanto mais livro eu ganho e mais livro eu leio, escolher um livro pra resenhar torna-se uma completa saga.

Então, pra estrear a categoria, eu resolvi resenhar um livro maravilhoso que eu já li há certo tempo, mas que ganhou meu coração através de sua escrita, lições e personagens maravilhosos. Sim, eu estou falando do livro Extrordinário, da R. J. Palacio.


Sinopse: "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor."

Esse livro virou um fenômeno nas livrarias que eu visitava. "Extraordinário" ganhou o espaço em grandes estantes, e nas mãos e corações de diversas pessoas. Foi então que, numa ida à Livraria Cultura, eu decidi comprá-lo. Eu mal sabia o que estava por vir.

Como a sinopse contou, o livro tem como personagem principal o Auggie, um menino incrível de 10 anos que tem, por conta de uma falha genética,  uma deformidade facial. Mesmo com cirurgias, ela ainda chama a atenção e é motivo de olhares estranhos. Por conta disso, Auggie estuda em casa, mas agora que entrará pro 5º ano, ele e sua família tomam a decisão de deixá-lo estudar em um colégio, como todos os outros de sua idade.


Ao longo do livro, você vai acompanhando, pelos olhos de August, todas as suas incertezas, expectativas e inseguranças sobre a escola, os amigos, e a vontade dele de ser visto além das aparências: um menino simpático, incrível, e que busca ser a melhor pessoa que consegue.

Como o Auggie narra a maior parte do livro, você se vê na perspectiva de um menino de 10 anos, e se surpreende no modo que ele pensa. Apesar de toda a frieza com que o mundo o encara, ele sempre dá seu jeitinho e consegue arrancar um sorriso seu com cada frase que fala. Ele se imagina como um monstro no início do livro, mas aos poucos, vai aprendendo que quando se é uma pessoa boa, você atrai energias e pessoas positivas para traçarem o seu caminho junto com você.



O livro é curto, tem pouco mais de 300 páginas, e eu li em um dia porque o Auggie me conquistou de tal jeito que parar a leitura me pareceu algo quase sem coração. A capa é muito simples, e já transmite a essência do livro: não pegue a história pra ler se for pra ficar com dó. Pegue porque você acredita que pode aprender alguma coisa com ela. A quarta-capa também segue o mesmo pensamento, com os dizeres: não julgue um menino pela cara.

A linguagem é muito simples, mas bastante reflexiva. Isso me lembra um pouco O Pequeno Príncipe. Você se vê discutindo sobre suas próprias ações e participando do mundinho do Auggie, desejando que ele esteja com você. E não é somente ele que te cativa: os personagens secundários também têm um papel muito importante no livro, e têm sempre algo a te ensinar.


O livro é dividido em acontecimentos, digamos assim. São narrativas de pouquíssimas páginas, onde o personagem conta sobre algo que pensou ou que vivenciou. Digo "o personagem" porque não é só o Auggie que conta a história: vários personagens deixam registrado o impacto que o Auggie teve em suas vidas e em como isso os influenciou. É uma história muito rica, super simples de ler, e que com certeza ganhará o coração de qualquer um que se mostre pronto para conhecer Auggie e sua vida.

Nota final: ★★★★★ (5/5)
A resenha ficou grandinha, mas me senti na obrigação de dizer o que eu achei do livro pra vocês, sem resumir nada! Então, já leram a história do Auggie? Se sim, o que acharam? Se não, ficaram curiosos? Comente!
 Beijos,
Malu

18 comentários:

  1. Sou louca para ler esse livro, parece ser um amorzinho mesmo :)

    ResponderExcluir
  2. Ai eu já li esse livro *-* Eu me encantei por Gus, não consegui achar nenhum defeito, foi um livro que me fez até mesmo pensar em como é o relacionamento das pessoas com outros "diferentes", que todos têm obstáculos pelo caminho e coisas a serem superadas. Eu amei essa narrativa, e na resenha você conseguiu expressar bem como as pessoas se sentem lendo esse livro.

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, já tinha visto essa capa desse livro em varios lugares mas nao sabia do que se tratava a historia, achei linda e fiquei com vontade de ler, parece ser aquelas historias super reflexivas que nos deixam sensiveis hahaha
    To seguindo seu blog!
    Beijos

    www.aiquefase.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca li, mas tenho vontade, o livro parece q tem algumas lições pra vida sabe :p
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
  5. caramba eu tava crente crente q tinha esse livro kk mas é um com a capa bem parecida!
    li sua resenha, ficou mt boa e completa!
    me interessou a história, se eu não tivesse atolada de leituras, compraria mais esse :3
    seu blog é tri lindo! *-*
    Só p vc me conhecer, sou a Larissa do grupo DDM que queria comentar em blogs ahuashduahsf
    Beijinhos BBB da Moda

    ResponderExcluir
  6. Adorei ♥ AMO esse livro! É simples e passa uma mensagem incrível!
    Seu blog é um amorzinho. Beijão :)
    http://heysotam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Malu!

    Eu li esse livro nas férias de verão e o que eu posso dizer sobre ele é: o nome do mesmo o descreve perfeitamente. Extraordinário.

    A leitura é rápida e leve, além de nos transmitir grandes lições. A beleza se encontra nos detalhes, e isso está mais do que visível nesse livro.

    Ótima resenha!

    Abraço,
    Emily

    ResponderExcluir
  8. Que legal a sua resenha, muito bem! Já tinha ouvido falar nesse livro mas ainda não tinha tido vontade de ler e você me trouxe essa vontade!
    http://dedodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Estou respondendo aqui porque não consigo acessar seu blog :(

      Excluir
  9. Oi de novo heheheeh
    Olha, gostei :o sempre que eu vou à livraria esse livro tá lá, me chamando (e por 20 reais!!!!!!!!). Mas nunca me rendi, porque nunca quis tipo >quis< mesmo. Acho que vou repensar isso!
    Sei lá, sempre me pareceu um livro raladinho. :x

    ResponderExcluir
  10. Entrei no seu blog pela primeira vez e encontro essa resenha: amor a primeira vista! hahaha Ele foi meu favoritinho de 2013, o preceitos conquistaram meu coração sabia? Por um mundo com mais professores igual esse de inglês!!!! rsrs
    http://www.avidaemletras.com.br/

    ResponderExcluir
  11. AAAAAAH como eu adoro esse livro kkkk (a histérica). Ganhei um de presente do meu namorado e amei muito, to querendo fazer uma resenha dele no meu blog também, mas to na dúvida se faço ou não. Mas adorei a sua resenha, concordo que a intenção do livro não é te fazer sentir pena e sim aprender algo de bom com o Auggie, fiquei decepcionada por ele não ficar com a menininha (que esqueci o nome), mas ai lembrei que ele é só uma criança kkkkkkk. Mas amei de verdade o livro. Parabéns pela resenha e pelo bog. Beijos.

    http://noite-de-outono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem um tempinho que eu li esse livro mas acho que acabei dando 5 estrelas também. A conteúdo é lindo e o projeto gráfico é de babar! A gente fica com vontade de fotografar pra sempre hehehe!

    Bjs!
    New Romantic

    ResponderExcluir
  13. Olá Malu!! Gostei muito da resenha do livro, aprendi em pouco segundos que devo ser gentil! rs Muito obrigada pela sua vista!!! Estou por aqui seguindo e curtindo, retribui no meu tb.

    bjins e sucesso.
    www.mulherzinhapoderosa.blogspot.com.br

    Geisme Darling

    ResponderExcluir
  14. To com esse livro na minha listinha de leituras, o magico e muito bom heheheh

    http://cerejabrilha.blogspot.com/
    beijoks

    ResponderExcluir
  15. dlhasjhd quanta coisa tinha para ler. ufa! mas sobre o livro: eu também adorei. hsdjkas eu esperava muito dele, muito mesmo, porque esperava algo sensível e diferente das histórias de pessoas doentes/com problemas. e a autora conseguiu isso. realmente é um livro que penetra no seu coração pra nunca mais sair *-*
    beijos, duda.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Já vi várias resenhas sobre esse livro e a vontade que eu tenho de lê-lo só aumenta! Ameei <333
    Blog Isa e Dani / Fan Page do Blog / Twitter


    ResponderExcluir
  17. Esse livro me parece ser muito bom, ótima resenha e eu fiquei realmente curiosa pra ler hahah seu blog é muito lindo Malu, amei aqui !

    um beijo
    guitarrebel.blogspot.pt

    ResponderExcluir